Receitas de bebidas, drinks e coquetéis

Ainda não tem cadastro no site? Cadastre-se agora e participe dos nossos sorteios!
Quarta - 22 de Abril de 2009 às 04:48
Por: Divulgação



Divulgação

Além das novidades e lançamentos de produtos exclusivos apresentados pelos mais de 150 expositores da Restaubar, a feira apresenta o Restaubar Show 2009 Summit. O evento traz uma extensa programação e irá abordar assuntos como gestão profissional de bares, clubs e restaurantes, além de discutir as tendências em receitas e produtos. A Restaubar Show acontece de 27 a 29 de abril no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Os proprietários de restaurantes, pizzarias e churrascarias poderão conferir uma grade de palestras voltadas especialmente para o setor. O Ciclo de Palestras Restaubar Show – coordenado pela Sienna Interlink - abordará assuntos como slow food, cozinha verde e a transição entre gestão familiar e gestão profissional de um restaurante. Já o Seminário Tendências de Mercado e Soluções empreendedoras – coordenado pelo Senac – irá tratar de assuntos como a importância do maître na gestão de restaurantes e administração focada em restaurantes de culinária japonesa, tendências de projetos, design e equipamentos, além da apresentação de mesa redonda, onde serão discutidos os prós e contras da utilização de produtos industrializados nos estabelecimentos.

A palestra “Slow food: a redescoberta dos sabores e o resgate da biodiversidade alimentar” será ministrada pela eco chef Martha Tatini, sócia-proprietária da Tatini Gastronomia, que falará sobre o movimento slow food que começou em 1989 em Roma. Segundo ela, o movimento segue a filosofia de retorno aos prazeres da boa mesa e degustação de pratos regionais e receitas tradicionais, juntamente ao convívio sócio-comunitário, com o emprego de produtos artesanais de qualidade, produzidos de forma respeitosa ao meio ambiente e às pessoas que o produzem, mantendo a gastronomia e a cultura que foram perdidas com a globalização. “O Movimento Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos que conta com mais de 90 mil membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 122 países como no Brasil”, explica Martha.

Outro conteúdo que estará em destaque é a palestra “Green wave – cozinha verde” que terá a direção de José Aurélio Lopes, consultor da Precx, empresa de projetos filiada ao Green Kitchen. O programa estabelece o que deve ser utilizado e o que deve ser evitado na cozinha de um estabelecimento para melhorar a qualidade e a apresentação de um prato. “É o compromisso de levar a natureza à mesa, em refeições puras, sem adição de produtos químicos, transgênicos, enzimas, hormônios e quaisquer outras substâncias que possam comprovadamente alterar a normalidade do organismo humano”, conta Lopes. O Green Kitchen também trata da utilização de materiais de limpeza apropriados para o ambiente de um restaurante, bar, hotel, etc, além de reutilização de água, substituição de materiais plásticos, papéis e latas, incentivando a reciclagem. “O objetivo da palestra é também explicar como proceder para um estabelecimento obter o selo Green Kitchen”, finaliza.

Dicas interessantes serão passadas aos donos de restaurantes na palestra “Gestão familiar x gestão profissional – por que e como fazer essa transição”. Lucas Costa, sócio-diretor da rede de Restaurantes Dioniso, irá abordar como os donos de restaurantes devem se preparar para a sucessão de seu estabelecimento. “Como o mercado de bares e restaurantes é em sua maioria familiar, os proprietários têm dificuldades de gerir o seu negócio de uma forma mais profissional. Pretendo mostrar que a profissionalização se faz necessária porque, se o mercado permanece muito ‘caseiro e familiar’, os bares e restaurantes perdem em competitividade, qualidade e produtividade. O caminho é buscar a profissionalização por meio de cursos para os gestores e para a equipe”, acredita Costa.

O engenheiro José Carlos Dias Reis vai ministrar a palestra “Lean Manufacturing – antídoto para se fazer mais com muito menos”. O termo Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta ou Sistema Toyota de Produção, surgiu de estudos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) no Japão após a Segunda Guerra Mundial. “Seu conceito parte do princípio de que há desperdício em todos os lugares de uma organização e que a Manufatura Enxuta surge como um antídoto para se fazer cada vez mais com cada vez menos. Tudo isso sempre com o objetivo de oferecer aos seus clientes o que eles realmente desejam no tempo que necessitarem”, comenta Reis. O engenheiro pretende mostrar em sua palestra que o Lean Manufacturing é a solução nas cozinhas, pois tem-se baixo contato com o cliente, previsibilidade, padronização e melhor controle.

Arena de gastronomia

Dentro da Arena de Gastronomia, a Unilever Foodsolutions, divisão da Unilever responsável pelo mercado food service - mercado de alimentação fora do lar -, fará uma apresentação cujo tema será “Soluções da entrada à sobremesa”. A apresentação terá a participação de uma equipe de chefs do CISC (Centro de Informações e Serviços ao Cliente da Unilever Foodsolutions). Serão dadas dicas de preparo e apresentação de um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) utilizando os produtos da Unilever Foodsolutions. O objetivo é mostrar aos participantes o quanto eles podem facilitar o dia-a-dia de seu estabelecimento aumentando a rentabilidade, garantindo que coloquem seu toque e que diferenciem seu restaurante da maneira que acharem mais conveniente. Serão também apresentadas novidades e dicas especialmente desenvolvidas pela equipe de chefs da Unilever Foodsolutions. O Makro também participa da Arena para lançar novos produtos de marca própria e expor um amplo sortimento de itens voltados para os profissionais de gastronomia.

Além disso, a FIC (Federação Italiana de Chefs de Cozinha) está organizando o 2º Concorso dei Cuochi, no qual chefes de cozinha serão desafiados dentro da Arena de Gastronomia. Os melhores chefs competirão entre si e deverão preparar seus pratos, ao vivo, em apenas uma hora, dentro das categorias estipuladas previamente pelo organizador: Cozinha Contemporânea, Cozinha Clássica ou Confeitaria.
Dando continuidade ao sucesso da 1° edição, a Homenagem às Estrelas da Gastronomia Italiana, organizada pela Sienna Interlink e pela Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio – Italcam -, acontecerá durante a festa de abertura da Restaubar, às 17h00, na Arena de Gastronomia.  Assim como aconteceu na edição anterior, a homenagem será divida em duas categorias: “Pionieri della Gastronomia Italiana In Brasile” e “Contemporanei della Gastronomia Italiana In Brasile”. A novidade para a edição de 2009 é a criação de um prêmio especial “Maestro della Cucina Italiana in Brasile”, que premiará, com uma segunda estrela, um chefe de destaque entre os homenageados. A eleição será feita democraticamente, com votação feita entre os próprios chefes. Deverão participar desta homenagem as maiores estrelas, que promovem as cores e os sabores do mediterrâneo no Brasil.

Espaço Pizza Show

Os donos de pizzarias também terão um evento exclusivo, o “Pizza Show”. Trata-se de um workshop para o profissional do setor e acontecerá durante os três dias da feira no Espaço Pizza Show. Com o tema “Aumentando a qualidade e a rentabilidade de seus negócios”, os interessados terão a oportunidade de conhecer novas tendências, normas de fabricação e padronização, redução de custos sem perda de qualidade, diferenciais do delivery, desenvolvimento de habilidade e relação custo-benefício. Patrocinado pela Laticínios Balkis, Nestlé Food Services e Makro, os workshops contarão com a participação de profissionais renomados do setor. “Os profissionais que vivem neste meio sabem o quanto é importante se reciclar e profissionalizar e o Pizza Show é a ponte entre a padronização com qualidade e o mercado”, exemplifica Claudia Godoy, diretora da feira. Segundo Rodrigo Donelli, do departamento comercial da Laticínios Balkis, o objetivo da empresa com o evento é incentivar a utilização de queijos diferenciados na confecção de pizzas. “Queremos divulgar o cardápio light dentro das pizzarias, principalmente a pizza light de cottage. Os restaurantes e pizzarias ainda não desenvolveram nada nesse sentido e queremos trazer essa inovação para o setor”, diz Donelli. O Pizza Show é gratuito e não é preciso se inscrever para participar. A única recomendação aos participantes é acompanhar a programação e chegar ao local 15 minutos antes do início do evento.

A Restaubar também promove, durante a feira, o Prêmio Restaubar Awards Brazil que vai prestigiar e homenagear profissionais de destaque e os mais badalados estabelecimentos no ano de 2008. Pink Elephant, Café de La Musique, Terraço Itália, Frangó, Pachá, Museum, Café Piu Piu, D-Edge, Figa Dinning Club e Café Journal são algumas das casas que estão concorrendo ao prêmio. Os vencedores serão conhecidos na festa de abertura da Restaubar Show 2009, que acontece na noite de 27 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Empenhado em valorizar e difundir os jovens talentos do design de interiores, o 1º Concurso de Design de Interiores Restaubar Show de Novos Talentos desafiou os alunos do último ano da Escola Panamericana de Arte a desenvolverem projetos de um Bar Design. Promovido pela Sienna Interlink em parceria com a Escola Panamericana de Arte, o concurso vai garantir aos quatro projetos finalistas a exposição durante a feira Restaubar Show 2009, sendo que o primeiro colocado poderá ter seu projeto executado parcial ou totalmente no Espaço Club & Bar Show DEMO.

Sobre a feira
Consolidada como a única feira com abrangência nacional exclusiva para o setor, a Restaubar Show ocupará seis mil m² de pavilhão e contará com a participação de mais de 150 marcas e empresas que apresentarão novidades e lançamentos para mais de 13 mil proprietários e profissionais do setor.

Ao todo, os expositores serão divididos em quatro grandes áreas: Food Menu, Cozinha Show, Club e Bar Show e Design Show.  A setorização, que é uma tendência mundial de feiras, garante maior eficiência e rapidez no relacionamento entre visitantes, profissionais e fornecedores. A Restaubar Show conta com o apoio de importantes entidades entre elas a FIC - Federação Italiana de Chefs de Cozinha, Italcam - Câmara de Comércio Italiana, ABB - Associação Brasileira de Bartenders, Senac, entre outras.


Serviço
Restaubar Show 2009
Data: de 27 a 29 de abril
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Informações:
www.restaubar.com.br
Email: restaubar@restaubar.com.br
Organização e realização: Sienna Interlink
Fone: (11) 4689-1935






Comentários (por Disqus)